quinta-feira, 31 de março de 2011

Conceito, comércio, MODA!

Antes de fazer faculdade de moda, e até mesmo quando já tinha entrado e ainda não tinha conhecimento o suficiente, sempre que via desfiles de moda, e alguns editoriais, me pegava pensando: 
"Jesus, como que fazem isso? Quem que vai usar isso no meio da rua?"
Essas e outras perguntas parecidas com essas sempre povoaram minha cabeça.

Mas a faculdade de moda, entre outras MUITAS coisas, me ensinou a diferença entre o conceitual e o comercial. Conceitual e comercial são duas definições usadas no mundo fashion que designam roupa de passarela, que é conceitual, que expressa toda a criatividade, todo o talento e toda a arte, por que não dizer, do estilista, do criador, do designer de moda. A moda conceitual é aquela que transcende o mundo do lucro, da simples venda doproduto,  que desperta os desejos, as paixões dos amantes da moda.
Já o comercial, o próprio nome já diz, é pro comércio, pra venda, é a adaptação dos desejos despertados pela moda conceitual, numa moda 'usável'. É a moda que chega na vitrina, que chega no nosso guarda-roupa.

Importante dizer que com a democratização da moda,e com a mudança que vemos no estilo de se vestir das pessoas, cada dia mais as adaptações estão sendo minimizadas. Não é mais tão raro ver uma roupa de passarela, conceitual, pelas ruas. Lógico que aqui não estamos falando de Brasil, nossa cultura de moda ainda não é essa, infelizmente.  Com uma ressalva pro Rio de Janeiro e São Paulo que são capitais movimentadas, "descoladas" e "artísticas." Mas na Europa, nos EUA, é comum ver as pessoas inovando, tendo seu próprio estilo e fazendo uso de peças conceituais pra compor esse estilo.

Particularmente, nunca gostei muito de moda conceitual. Meu olhar sempre foi voltado pro comercial, mas ultimamente meus olhos, e meus pensamentos vêm mudando pra muitos aspectos da minha vida, e andam mudando também sobre a moda. Peças conceituais bem elaboradas, com estilo, e uma bom desenvolvimento são muito bonitas!


A DIVA Kate Moss posa pra Vogue Japão com algumas peças conceituais de estilistas/ marcas super famosos, como Armani Privé, Christian Dior e Givenchy Haute Couture.







Nenhum comentário:

Postar um comentário