segunda-feira, 4 de abril de 2011

O código do vestir #1

Minha vida anda atormentada pelo tão "monstruoso" TCC, Trabalho de Conclusão de Curso. Não bastasse um eu tenho que fazer dois pra me formar! Desenvolvimento de produto e estudo monográfico.

Depois de tantas indas e vindas, desistência de tema, dificuldade em encontrar orientador, e blá blá, e apesar de ainda não estar bem definido, consegui um tema. Pena que só vou conseguir ser orientada próximo semestre. Mas isso até foi bom, devido a quantidade de coisas interessantes que achei pra ler nos últimos dias. Entre livros, artigos, monografias, um dos primeiros que estou me empenhando a ler é: O código do vestir, de Toby fischer-Mirkin. 

Meu desenvolvimento de produto abordará o tema corpo e moda. Então, trarei um pouco do que ando lendo também para o blog, até porque são coisas super interessantes e simples, que auxiliam no "bem vestir".

Um dos conceitos mais presentes em todas as minhas leituras sobre o tema é que as roupas transmitem mensagens, sejam do nosso consciente ou inconsciente. E é importante que saibamos o que queremos transmitir e como podemos transmitir. Formas, cores, tecidos, combinações. Através de um bom conhecimento desses elementos e do próprio corpo, toda e qualquer pessoa pode ser capaz de se vestir elegantemente, e também de expressar sua personalidade pelo seu modo de vestir.

O corpo é um cabide, cabe a cada um definir o que quer mostrar; se uma parte do que se é, sente, pensa e vive, ou se um personagem inventado para que se possa transitar por aí.


"A roupa não tem vida, não tem força, é um objeto. A mulher usa esse objeto como uma representação. Ele simboliza a impressão que uma mulher quer dar de si mesma, mas é o corpo dela que atua. É o corpo que a fará misteriosa, estranha ou sedutora."  Sonia Rykiel.

E você? O que anda mostrando por aí? 
[CONTINUA NO PRÓXIMO POST DA SÉRIE]

Nenhum comentário:

Postar um comentário