segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A praticidade da Salada de Vidro

Minha última grande empreitada se resume a um objetivo: perder 15kg!

Para isso muitas coisas estão mudando no meu dia-a-dia. Me matriculei na academia (pela primeira vez na vida ao longo desses 24 anos): musculação e boxe (que eu super indico! :D), e estou regrando a alimentação e tentando deixá-la mais saudável. 

Minha mãe vive dizendo: "Mas você usa muitos alimentos condimentados...". E é verdade, apesar de estar comendo mais frutas, verduras e menos comidas prontas e besteiras como biscoitos, sanduíches, etc, ainda não estou me alimentando da forma ideal. Porém, no mundo agitado de tanto corre corre e afazeres os alimentos condimentados salvam minha vida no "pega pra capar" (não sabe o que isso significa, clica no link. hehehe).

A Salada de Vidro foi uma alternativa que minha própria mãe me apresentou. Nada mais é do que salada estocada! Ideal para quem não tem tempo (nem paciência) pra fazer saladinha todo dia, a Salada de Vidro vem para resolver os seus problemas. Em um recipiente de vidro, e é importante que seja mesmo de vidro para a conservação, você vai montar a sua salada pra semana toda. Tire uma ou duas horinhas de um dia e economize tempo na semana toda. :D (que maravilha, han? \o/)





MONTAGEM

1. Comece pelo molho. Tanto faz ser molho de salada pronto ou alguma receita que você descobriu e seja fácil de fazer (e mais saudável, sem dúvidas!). Pode ser molho de limão, mostarda, parmesão, molho tártaro, azeite, vinagre, shoyo. Enfim, a parte "líquida" vem agora.

2. Logo acima coloque os pré-cozidos, que suportam ficar em contato com o molho, como grão de bico, soja, cogumelos. Aqui eu coloquei cenoura, batata e beterraba, já que não sou fã de coisas mais exóticas. 

3. Cebola, pepino, cenoura, tomate. Esses devem vir agora depois de uma boa camada em contato com o molho. Cuidado com o tomate, não o deixe em contato com o molho, é o que mais fácil pode azedar. 

4. Essa camada é a minha preferida, a dos acompanhamentos para dar um gostinho melhor na salada. Você pode colocar milho, ervilha, palmito, azeitona, cebolinhas, e, pra quem gosta, frutas secas como passas.

5. A última camada, e que deve ser mais generosa, é a das folhas. Alface, repolho, acelga, rúcula... A variedade é grande e aqui vai do seu gosto.


É importante fechar bem o vidro, para melhor conservação da salada, abra novamente apenas quando for consumir. Agitar o vidro antes de consumir garante a mistura (e tempero) do molho com todos os ingredientes. Carnes, peixes, atum, frango não devem ser colocados, prepare à parte na hora de comer. Para a salada durar mais é interessante que os alimentos estejam frescos na hora da montagem, então a dica é: faça as saladas de vidro no mesmo dia que for ao mercantil (supermercado, feira)




Montei as minhas pra essa semana (foto acima), espero que dê certo! :))

Fotos: reprodução


2 comentários: