quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O bem que a mídia não mostra

Há exatamente uma semana atrás surgiu, mais uma vez, o tema da violência e caos que assola o mundo, em uma roda de conversa que eu estava participando. Pessoas preocupadas com o destino da humanidade, e do próprio mundo, devido à banalização dos direitos individuais, à falta de respeito e de caridade com o outro. E até mesmo pela falta de amor.

Me vi, também mais uma vez, defendendo essa raça que ainda insisto em acreditar que tem jeito. Contrapus toda essa preocupação com a violência com uma verdade inegável: o sensacionalismo da mídia. As pessoas tem o terrível hábito de tomarem como certo e definitivo somente o que a grande mídia noticia. O mundo está mais violento? Verdade, não nego. Mas essa preocupação exacerbada que leva às pessoas a pensarem em não ter mais filhos, pois não sabem que futuro eles terão, e a tendência a achar que tudo só piora, é o puro reflexo da maior vilã da modernidade: a mídia.  E, ainda mais fundo que isso, eu falo do próprio ser humano que só consome violência. A mídia é tão sensacionalista de uma forma que passamos semanas ouvindo histórias, relatos, versões e um mini "fascículo" falando de qualquer uma dessas atrocidades que acontecem por esse mundão à fora, vide o caso Isabella Nardoni, Eloah e Eliza, a mulher do ex-goleiro do Flamengo (são os grandes e icônicos casos que eu lembro agora), que a mídia passou pra mais de mês moendo e remoendo em rede nacional, e em horário nobre!

O fato é que desgraça vende! E se vende é porque tem quem consuma. Não me diz respeito agora filosofar sobre de quem é a culpa, e eu nem tenho cacife pra isso. Mas me diz muito respeito divulgar o que eu acho que seja uma motivação, uma luz no fim do túnel para você que pensa que o mundo não tem mais jeito, e que apenas uma bomba caindo na Terra para começar tudo de novo e o ser humano tomar prumo (confesso que penso isso em algumas situações). 

Vi hoje no feed do Facebook um vídeo que me chamou atenção só pelo título: Câmeras posicionadas para flagrar bandidos flagram outras coisas. E não, eu não pensei que fosse sacanagem, pelo texto (que não me recordo agora) que acompanhava o vídeo dava pra ver que era coisa boa, literalmente. O fato é que as câmeras de segurança da cidade de Recife (PERNAMBUCO, EU TE AMO AINDA MAIS POR ISSO), instaladas em vários pontos da cidade para o controle da violência urbana, flagraram pessoas ajudando outras pessoas. Cidadãos transeuntes nas ruas ajudando pessoas de idade, cegos, pessoas com o carro no prego, pessoas que sofreram pequenos acidentes nas ruas. Isso mesmo, num mundo tão louco e cheio de tantas atrocidades nós ainda temos pessoas boas, e é exatamente isso que me faz acreditar que o mundo tem jeito. E não é pelo fato da grande mídia não falar sobre isso que eu vou achar que o mundo está tomado por violência, e só o caos existe. O ser humano é mais que isso! E eu, como uma boa entusiasta da vida, e otimista por natureza, fiquei de olhos marejados ao ver a comprovação do que eu havia comentado semana passada na roda de conversa, ao ver que o ser humano tem a essência boa, apesar dos percalços ao longo da estrada. Fiquei ainda MAIS FELIZ ao ver que o vídeo se tratava de uma matéria feita pelo jornal local (MAIS VEJA SÓ QUANTO AMOR), e saber que milhares de pessoas devem ter visto isso, e saber ainda mais que, mesmo não tendo consciência disso, a semente do bem ficou plantada no sub-consciente de quem viu. 



Resumo da ópera: não é porquê a mídia só divulga as coisas ruins que acontecem no dia a dia, que a gente precisa acreditar que somente coisas ruins existem no mundo. :)

No mais, assistam o vídeo. É inspirador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário