domingo, 18 de abril de 2010

Moda em Pauta [2] - O que aconteceu por lá...

17 de abril, 15 horas, Saraiva Megastore do Iguatemi de Fortaleza. Eis a data, horário e local do Moda em Pauta, uma palestra sobre jornalismo de moda. Uma iniciativa bem bacana de duas blogueiras da cidade que visam uma maior integração e maior difusão de informação pra estudantes e profissionais atuantes da área de moda em Fortaleza.

A convidada do 1º Moda em Pauta foi Marcia Travessoni, formada em administração e com pós-graduação em publicidade e marketing, Marcia é apresentadora do M de moda, colunista do Zíper no jornal Diário do Nordeste e empresária. A sua última empreitada vai ser realizar o 4º Moda Íntima Ceará, que até então era dos domínios de Cláudio Silveira.

Uma palestra não, um debate! Foi nesse clima que se desenrolou o Moda em Pauta. Um ambiente aconchegante onde todos podiam participar, ouvir e serem ouvidos. Marcia falou de sua vida profissional, das realizações que vem promovendo no mundo da moda. Entrando no tema jornalismo de moda fez um passeio pelos grandes nomes da área tanto no cenário local, como nacional e internacional, num show de informação e objetividade. Falou também um pouco sobre os blogs, que é um assunto super em alta em todas as áreas, e na moda não é diferente.
Somos os novos difusores de informação e formadores de opinião da atualidade (fato)! 

Um outro tema que entrou na roda de debate foi a necessidade (ou não) do diploma de jornalista para o jornalismo de moda, afinal é preciso saber de técnicas jornalísticas ou de moda para fazer jornalismo de moda?!
 Na minha modesta opinião os dois são necessários, saber as técnicas todas tal e qual se passa no universo acadêmico é demais, os editores e revisores são pagos pra isso. Porém, saber escrever e se expressar para o seu público é fundamental; o diploma (?!) nem tanto!
  
Preconceito com a moda e os estudantes/ profissionais no Ceará foi mais um dos temas que a galera comentou. Sim, fato indiscutível que a sociedade cearense, apesar de ter o 2º maior pólo de moda exportador do país, ainda tem muitos e muitos preconceitos com a moda. Ainda somos vistos com olhos tortos e achados fúteis e frívolos.  
Mal sabem eles que nós somos responsáveis pelo giro de capital na cidade e sem nós o Ceará seria mais subdesenvolvido.

Um outro ponto colocado foi a coincidência das datas dos dois maiores eventos de moda da cidade, o FMF (Festival de Moda de Fortaleza) e o Dragão Fashion.
Com relação a isso, ficou a concordância unânime da (com a licença da palavra) burrice e falta de união dos organizadores. Pois inteligência à frente da concorrência, os eventos teriam sido feitos um após o outro, e nós teríamos a maior semana de moda do país! Enfim...

Resumidamente (ou nem tanto) foi isso. Segue algumas fotos cedidas pela Romenia, e pelo Pedro do www.movimenteepense.blogspot.com 


Super lotação na Saraiva Megastore




Olha eu, rs. Cara de abuuso...

Marcia Travessoni 


Queridos, Romenia, Juliana e Pedro

Juliana, Romenia, eu e Flávia

 
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Olha aí. Nem nos falamos.
    Boa é a segunda foto: eu com os olhos fechados e o Ivo lá atrás bocejando. Huhauhauha

    O debate foi uma delícia hein!
    Muito bacana podemos discutir sobre moda. Sabe que eu estudo jornalismo e todos os conhecimentos que sei de moda, aprendi com minha mãe costureira, cresci observando tudo que ela fazia, além de muita pesquisa e leitura.

    Mês que vém, têm mais, e pelo que ouvi, o tema interessará bastante as mulheres... #Ficaadica

    Beijão

    Lucas Magno
    www.ohomemeamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir